Nas aplicações industriais, as válvulas de controle são essenciais, pois fazem todo o controle de passagem de fluidos líquidos ou gasosos em tubulações, suportando pressão e lidando, muitas vezes, diretamente com componentes químicos.
A válvula de esfera, com seus diversos tipos, atua nesse controle e tem funcionamento considerado seguro e eficiente.
Confira mais detalhes sobre a válvula de esfera, as características dos principais tipos, entenda seu funcionamento e saiba quando o uso é mais indicado na indústria!
O que é uma válvula de esfera?
A válvula de esfera é um tipo de válvula de controle. Ela é formada por um corpo que possui formato geralmente tubular e uma esfera furada de passagem plena ou reduzida que atua como obturador, fazendo o controle do fluxo de gases ou dos fluidos utilizados na operação. Além disso, as extremidades ligadas ao corpo possuem várias possibilidades de conexão à tubulação, como flanges, encaixe para solda, roscas ou mesmo niples extensores para solda.
Essa esfera, que pode ser oca ou maciça a depender do tamanho e classe de pressão, é pivotante e possui um furo, por onde passam os fluidos ou gases.
Como funciona uma válvula de esfera?
O furo presente na esfera é chamado de passagem, a qual, alinhada com a posição da tubulação interligada à válvula, significa que o mecanismo está acionado na posição aberta, dando vazão aos gases ou fluidos. Esta passagem pode ser plena (quando o diâmetro do furo é igual ao diâmetro nominal da válvula) ou reduzida (quando o diâmetro do furo possui redução em relação diâmetro nominal da válvula).
Quando a passagem é colocada em posição perpendicular à tubulação, ela está na posição fechada, impedindo o fluxo e a passagem das substâncias.
Além disso, esse estilo de válvula pertence ao grupo de ¼ de volta. Ou seja, para abrir ou fechar, o mecanismo só precisa criar ¼ de giro para a esfera, pois a abertura é de 90º.
Tipos de válvula de esfera
Existem diferentes tipos de válvula de esfera. Neste tópico falaremos sobre dois importantes tipos: esfera flutuante e esfera guiada (trunnion).
Cada um possui características individuais que interferem nas possibilidades de aplicação, e ambos são passíveis de automação utilizando os tipos adequados de atuadores e acessórios.
Confira as características principais desses dois tipos de válvula:
Válvula de esfera flutuante (floating ball)
A válvula de esfera flutuante possui uma esfera em contato com a haste da válvula para transmissão do movimento rotativo e é apoiada por 2 assentos ou sedes de vedação podendo ser macios (soft) ou metálicos, permitindo assim a movimentação da esfera na cavidade do corpo da válvula para vedar ou liberar a passagem do fluxo.
Os modelos Samson são desenvolvidos em diferentes materiais, desde super duplex, duplex e titânio até carbono e aço inoxidável.
Esse tipo de válvula é excepcional em aplicações de vapor suportando temperaturas de até 250°C.
Válvula de esfera guiada (trunnion ball)
Já a válvula de esfera guiada possui haste feita em peça única e guia inferior, o que gera apoio extra ao esforço do fluxo que é exercido na esfera. Isso diminui o torque da operação e estende a vida útil da peça.
Esse tipo de válvula é especialmente indicada para altas pressões, já que a esfera é guiada tanto na parte inferior quanto superior.
Além disso, ela também pode ser encontrada nos mesmos materiais de fabricação do tipo anterior.
Onde as válvulas de esfera podem ser aplicadas?
A válvula de esfera pode ser aplicada em diversos contextos industriais para controle de fluxo, sendo muito indicada principalmente para os segmentos que exigem transporte de substâncias químicas ou gases perigosos.
Exemplos são as indústrias de gás e petróleo que utilizam as válvulas de esfera para drenar ou fechar tubulações e tanques.
Quando acionadas na posição fechada, essas válvulas possuem uma vedação hermética, gerando alto nível de confiabilidade contra vazamentos.
O fechamento também ocorre com rapidez, o que é importante para operações com gases e produtos químicos em momentos onde o corte do fluxo deve ocorrer imediatamente.
Samson: confiabilidade absoluta
A vasta seleção de válvulas de controle da Samson é desenvolvida com dimensões, materiais e configurações ajustados com os padrões industriais, como JIS, ANSI e DIN.
Além disso, nosso desenho modular viabiliza que as válvulas tenham flexibilidade para a seleção de componentes, a fim de suprir as demandas das mais variadas aplicações.
Conheça alguns dos principais modelos de válvula de esfera Samson:
- BR 26d – pneumático – DIN: válvula de esfera flutuante;
- BR 26d – pneumático – ANSI: válvula de esfera flutuante;
Navegue em nosso site e encontre dispositivos de qualidade e confiáveis para a segurança e eficiência das suas operações industriais!